Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
08-12-2018        RFI

Duas investigações sobre Angola e S. Tomé e Príncipe foram merecedoras de destaque no Prémio da Fundação Mário Soares que se destina a galardoar de dissertações académicas no âmbito da História de Portugal do século XX.

Nesta reportagem o nosso correspondente, em Lisboa, Luis Guita, destaca, com o presidente do Júri e os laureados a importância destes trabalhos de investigação bem feitos e rigorosos com uma análise muito fina e muito crítica de cada um dos objectos.

Objectos que são o famoso massacre de Batepá de 1953 em S. Tomé e Príncipe e um processo histórico de construção da modernização étnica da comunidade ovimbundi ainda durante o colonialismo português em Angola.

“Espectros de Batepá – memórias e narrativas do ''Massacre de 1953'' em São Tomé e Príncipe” foi escrito por Inês Nascimento Rodrigues, a partir da pesquisa de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

“The plateau of trials: modern ethnicity in Angola” ( em tradução livre: "O planalto dos julgamentos: etnicidade moderna em Angola", é o resultado do trabalho do investigador Vasco Martins, no âmbito do Doutoramento de Estudos Africanos do ISCTE-IUL.




 
 
pessoas
Inês Nascimento Rodrigues
Vasco Martins



 
ligações
Destaque > Prémio Fundação Mário Soares - Fundação EDP 2018 > Inês Rodrigues e Vasco Martins distinguidos com menção honrosa
Projeto > CROME
 
temas
colonialismo    S. Tomé e Príncipe    prémio    Angola    história