Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
18-06-2023        Jornal de Notícias

Para se compreender o conjunto do sistema de emprego e das remunerações salariais que lhe estão associadas, é indispensável uma análise atenta ao padrão de especialização da nossa economia.

Essa análise deverá ser acompanhada por estudos rigorosos sobre: o estado do Sistema de Relações Laborais nos setores privado e público; a persistência de uma política de desvalorização salarial e das profissões; as causas que levam os portugueses a serem condescendentes com a pobreza e com as desigualdades.

O economista José Reis tem colocado ênfase na observação do sistema de criação de valor em que assenta a economia portuguesa, isto é, na identificação dos ramos de atividades às quais se dedica capital e trabalho. Ora, como ainda recentemente ele mencionava, em 2020, em Portugal, 75% do emprego estava concentrado em ramos de atividade com produtividade igual ou inferior a 90% da produtividade média nacional.

O comércio, o alojamento e a restauração ocupavam já 22% do emprego. Em atividades administrativas e de apoio - incluem limpeza, segurança, e muitos subcontratados - encontravam-se 16,8%. Os ramos industriais menos produtivos tinham 8,4% do emprego. 5% estavam na agricultura. Acontece ainda que, dos 520 mil postos de trabalho criados depois de 2013, 314 mil surgiram nestes ramos de baixa produtividade. Este número sobe para 395 mil, se tivermos em conta a redução de emprego verificada na agricultura e no serviço doméstico. Tudo indica que estes dados vêm a piorar.

Esta semana, a Fundação José Neves divulgou um relatório titulado, Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal, que atualiza leituras de alguns indicadores - embora em poucas áreas - propiciadores de reflexão sobre peias crónicas ao nosso desenvolvimento. A diminuição dos salários reais e da diferença salarial entre jovens com ensino superior e com ensino secundário, a falta de literacia digital e a não evolução tecnológica das empresas, e o "desajustamento" da Escola, foram dos tópicos mais comentados. Alguns dos comentários assentaram em interpretações parcelares e em sugestões enviesadas. É preciso dizer que a pólvora está descoberta há muito tempo.

Num ano, tivemos 105 mil jovens com licenciatura ou mais, que emigraram. Eles dispõem de preparação e conhecimentos digitais, mas foram "exportados" porque se "desajustam" do emprego disponível no país.

Estamos prisioneiros do enorme peso de atividades de baixo valor acrescentado - onde o emprego é pouco qualificado ou tido como tal - que se articula com a promoção de políticas de desvalorização salarial, reforçada pela utilização de imigrantes em situações de vulnerabilidade, e com uma prolongada fragilização e até achincalhamento da negociação coletiva. O Governo dá mau exemplo quando não negoceia e arrasta conflitos, quando promove acordos de contenção salarial. Além disso, temos um baixo nível de formação de empresários e discursos pacóvios que "promovem" os trabalhadores a colaboradores, para fugirem à fixação dos seus direitos e deveres.

Não esperemos que a Escola e a formação - que é preciso melhorar - venham por si resolver os "desajustamentos" do mercado de trabalho.

Há empresários inovadores e conscientes dos desafios? Sem dúvida. Todavia, quando existe possibilidade de obter lucros com mão de obra barata, baixam as hipóteses de inovação. E as "boas vontades" para repartir riqueza estão a léguas do efeito da contratação coletiva no crescimento dos salários e na modernização das empresas e serviços.


 
 
pessoas
Manuel Carvalho da Silva



 
temas
escola    empresas    formação    economia