Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
10-05-2022        A Tarde [BR]

Um compositor octogenário, no auge de uma trajetória repleta de êxitos, retorna ao palco. Em defesa dos humilhados pelo poder, desvelando os podres poderes.O cenário é a Itália unificada. Giuseppe Verdi (1813/1901), o artista. Entretanto, ao considerar que a trilha sonora é marcada pelo ritmo da opressão e da alienação, poderíamos referenciar outros ícones da música que deixaram legado ético inestimável para humanidade. Frédéric Chopin (1810/1849), pianista polonês, e John Lennon (1940/1980), pacifista e fundador da bandade rock “The Beatles”. Ambos, mortos prematuramente, marcaram época com o seu ativismo social.

Desse lado do Atlântico, no Recôncavo baiano, encontramos em Caetano Veloso (1942) - cantor,compositor, músico, escritor, poeta – uma fonte ilimitada para compreensão histórica do Brasil nos últimos 50 anos. Na canção “Purificar o Subaé” (1981) brada contra a tecnologia a serviço da destruição e a perversa poluição das águas. Em “Podres Poderes” (1984) pergunta até quando “cada paisano e cada capataz com sua burrice fará jorrar sangue demais nos pantanais, nas cidades, caatingas e nas gerais”. Na década de 1970, entre o arrefecer ditatorial e a Lei da Anistia, escancara as chagas do colonialismo e manifesta seu amor pela diversidade em “Gente” (1977) no qual assevera que as pessoas morenas “nasceram para brilhar, não para morrer de fome”. Refratário, insurgente e genial. Com o movimento tropicalista (1967/68), liberou o frescor do possível ante uma sociedade (com as mentes) aprisionadas.

Aos afetos maternos, diante da divindade, entoa cantos suaves e diz "doce riso demãe, doce mãe dessa gente morena, luz das mais claras manhãs, que conduz para luz mais serena" (1980). À mãe Canôzinha, de olhar firme e sereno, os versos são ternos e profundos como expressão de quem cuida do mundo.

Santo Amaro, a“Pérola do Recôncavo”, cidade histórica em que as elites atravessaram o Atlântico financiados pela labuta e brutal exploração do povo preto, agora desfruta de um momento de jubilo e confirmação. Seu filho dileto receberá o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento a sua trajetória em favor da educação e da cultura, em uma das mais antigas e consagradas instituições do mundo: a Universidade de Salamanca. 

Caetano, brasileiro que rompeu com os grilhões da hipocrisia, se rebelou contra as censuras e sofreu com as distintas chagas da barbárie. Substantivo e verbo, Veloso amplia o vasto palco da ação libertária ao colorir - com distintos matizes - a imensidão humana. Caetano Emanuel Teles Veloso, cidadão do mundo, sempre atento às causas que deve intervir. E, como Verdi, consegue enxergar pelas lentes das artes,o que há de bom. Caetanear!


 
 
pessoas
Antonio Carlos Silva



 
temas