Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
14-05-2016        Público

A festa estudantil de Coimbra vem-se tornando muito liquefeita, molhada e demasiado alcoolizada.

O clima chuvoso deste ano obrigou a uma Festa estudantil molhada. Mas esse tem sido um traço comum nos últimos anos, mesmo em dias de sol. O relato que se segue refere-se à Queima das Fitas e aplica-se às suas últimas edições (um tema que trato num livro em publicação, Praxe e Tradições Académicas, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016, no prelo). Há um ano atrás, fazia sol e calor, enquanto este ano o clima era chuvoso; mas, em qualquer dos casos a festa estudantil de Coimbra vem-se tornando muito liquefeita, molhada e demasiado alcoolizada.

Cheguei junto à Praça 8 de Maio por volta das 17:00 horas. Como é hábito, as ambulâncias lá estavam de prevenção. Os carros alegóricos vinham passando devagar, mas já denunciavam alguma desordem nas cores desbotadas das flores de papel e nos motivos decorativos em desarranjo. O desfile teve início por volta das 15:00 horas e partiu do Polo 1 da Universidade. Olhando a partir de baixo, do final da Avenida, este “comboio” de carros decorados e policromáticos mais parece uma gigantesca geringonça – um “corso” carnavalesco ou ainda uma espécie de carro de Jagrená, a metáfora celebrizada por Anthony Giddens por referência à modernidade desregulada –, descendo a ladeira meio descontrolada, com a multidão em redor a condicionar o seu andamento mas sem conseguir dirigi-la, aproximando-se dos carros, recolhendo latas de cerveja e refrigerantes para se banhar nelas em seguida. Ao lado do desfile aparecem alguns free riders que oportunamente se aproveitam da situação para colecionarem bebidas em pequenos stocks, para posteriormente lhes darem outro destino.

Esta festa estudantil, recorde-se, foi nos seus primórdios, em finais do século XIX, um momento especial de convívio entre a academia (o campo do “sagrado” enquanto dimensão do saber/poder legítimo) e a “sociedade civil” (a população aqui designada de “futrica”, ou seja, o lado “profano”), numa celebração onde a vertente carnavalesca é bem visível, que no fundo traduz um ritual de fim de ciclo académico e o seu reconhecimento pelo povo.

O desfile da Queima das Fitas é um dia de apoteose na “cidade dos estudantes”, uma expressão que nestes momentos adquire em Coimbra o seu sentido mais literal. Mas se as semelhanças com a tradição mais remota são hoje escassas, ao longo das últimas décadas as profundas transformações que ocorreram na sociedade refletem-se, necessariamente, nos comportamentos da juventude estudantil. Recordo os anos oitenta, quando cheguei a Coimbra: lembro-me das filas de cadeirinhas alinhadas ao longo das ruas da baixa, onde se sentavam as mães e restante família à espera do momento em que aplaudiam mais intensamente aquele clímax de “glória” que o filho vivia em cima do carro.

Hoje, permanecem os elementos de continuidade, mas o contraste é flagrante a vários títulos. No atual desfile, os comportamentos alteraram-se e a festa tornou-se, nos seus momentos mais intensos, numa ação de massas alcoolicamente alienadas. Os grupos parecem mais disformes, e os aglomerados de gente em redor dos carros mais fluidos e instáveis, em sintonia com a oscilação cambaleante dos grupos de fitados, doutores e caloiros. As tradicionais referências irónicas e corrosivas, dirigidas ao sistema educativo, às autoridades académicas ou ao poder político quase desapareceram da iconografia da Queima das Fitas (ou por exemplo das caricaturas dos livros de curso), praticamente reduzida a simbologias de índole sexista. À medida que o cortejo desce a avenida Sá da Bandeira, as cores dos carros alegóricos e das flores de papel vão começando a desbotar.

Com ou sem chuva, os líquidos nunca faltam. E a grande catarse move-se na sua vida própria, descontrolada, à medida que as caixas de bebidas se vão esvaziando. Ao longo do percurso, os F-R-As soam ainda mais alto quando, por acaso, surge no caminho um familiar, um conterrâneo ou eventualmente um professor. Os “banhos” adquirem aqui diversas formas, a começar por ser um banho de multidão; noutros casos, trata-se de despejar uma lata de cerveja pela cabeça abaixo do colega, amigo, conhecido ou mesmo um qualquer desconhecido que se revele plenamente inserido no festim; pode também incluir uma dança coletiva sobre um repuxo de uma fonte; e por fim (no final do dia), o clássico mergulho no Rio Mondego. Seja a água da chuva, a cerveja ou outras bebidas a jorrar de cima dos carros, estes banhos coletivos imprimem à festa estudantil uma paisagem de características únicas.

São cerca das 18:00 horas quando o carro 53 (há cerca de 100 carros no total) dobra a esquina junto à sede da Câmara Municipal de Coimbra em direção à Rua Ferreira Borges. As vias pedonais são aqui percorridas com maior lentidão, devido à concentração de gente e à dificuldade dos motoristas, dado o estreito ângulo de visão na abertura dos para-brisas das carripanas. Seja como for, aquele “comboio” de excitação coletiva lá vai avançando aos solavancos por entre a multidão, enquanto os grupos de jovens em cima de cada carro, de rostos pintados, molhados e cabelos a escorrer, vão tentando manter a alegria, muitos deles já com a voz rouca, e outros que já vomitaram alguns dos líquidos e miscelâneas ingeridos ao longo do percurso. Por essa hora também as ambulâncias e prontos-socorros andam bastante ocupados, o que confere à cidade uma estranha paisagem – visual e sonora –, onde se misturam a música com a gritaria, e as sirenes do INEM em pano de fundo.

Perante o aproximar do final do cortejo, e à medida que o sol vai declinando por trás da colina da margem sul do Mondego, o inevitável cansaço apodera-se dos foliões – note-se que a Queima começou 3 dias antes, com a Serenata na Sé Velha –, deixando transparecer um clima de fim de festa. Transposto o momento mais exuberante, a exaustão coletiva gera uma sensação de amolecimento e necessidade de “repouso”. Nos seus movimentos, os grupos de “estudantes-doutores”, já fatigados ao final da tarde, parecem então render-se ao sentimentalismo, uma atitude que, evidentemente, os efeitos etílicos não deixam de acentuar. Os concertos musicais do outro lado do Mondego ainda vão continuar por mais alguns dias, mas no dia do Cortejo, depois de uma viagem de quatro ou cinco horas naqueles palcos ambulantes ou atrás deles a pé, a fadiga e o declinar da apoteose induzem sentimentos de nostalgia (sobretudo entre os finalistas) e comportamentos surpreendentes. Uma sensação de vazio e desnorte parece espelhar-se nos olhares toldados, no semblante alucinado, nos rostos inexpressivos ou no caminhar descompassado de pequenos grupos pelo meio da rua. Já pela noite dentro, em alguns cantos da cidade, o cenário torna-se quase dantesco, com grupos de jovens com ar meio-perdido, em ritmo cambaleante, casacos desabotoados e alguns rasgados, manchas de diversas cores sobre as camisas brancas, outros caminhando seminus – um estudante apenas vestia uma T-Shirt, nada mais –, após o habitual mergulho no rio…

Por volta das 20:00 horas, no Jardim do Parque, o cenário é de sesta coletiva, em ambiente desordenado mas de relaxamento. Deitados sobre a relva, encostados uns aos outros, cobertos pelas capas negras, descansam, namoram, dormem, meditam talvez. Outros choram ou vomitam, amparados por colegas. É muito comum, nas noites mais emblemáticas das festas, nomeadamente na Serenata Monumental, verem-se estudantes, sobretudo raparigas, a chorar copiosamente na rua, porventura um choro já de saudade, porque Coimbra tem essa magia, essa capacidade de contagiar toda a coletividade estudantil com o vírus da nostalgia. É que a loucura da juventude adquire, neste contexto, uma subjetividade vivida tão intensamente que o seu reverso se projeta no iminente fim à vista. Talvez o prelúdio de um vazio, marcado pela saudade, sentida por antecipação, ao som de uma guitarra. Mas também nesses momentos, o álcool acicata as emoções. Enquanto o “carro de Jagrená” se vai desmembrando, as ruas pejadas de latinhas, copos de plástico e restos de vómito deixam no ar um estranho odor a desencanto… Fica a pergunta: onde pára a irreverência estudantil?


 
 
pessoas
Elísio Estanque