Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
19-12-2020        Sinal Aberto

Autoria: Vitalino José Santos
_______________________

Dados divulgados esta semana pelo Observatório das Migrações revelam que a Segurança Social “lucra” cerca de 2,4 milhões de euros, diariamente, com os imigrantes. Para melhor perceber os números e o fenómeno das migrações, o sinalAberto foi captar a visão do cientista social Pedro Góis, especialista nesta área e com vasta literatura publicada, em Portugal e no estrangeiro, sobre este domínio.

Convicto de que a integração dos imigrantes é um processo contínuo e de que é preciso comungar as culturas de uns e de outros de forma natural, sem conflitos nem pressões políticas – embora as políticas do Estado possam ajudar bastante –, o sociólogo Pedro Góis, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) entende que “importa não tornar negativa a imagem do emigrante, o que também será muito útil para nós, enquanto país”.

Para este professor da Faculdade de Economia de Coimbra, os dados da ciência estatística são a melhor forma de contrariarmos o discurso xenófobo, mostrando que a realidade que alguns tentam pintar não é aquela que existe. Os dados mais recentes do relatório anual do Observatório das Migrações servem de pretexto para a entrevista que segue.

Documentos
   LER ARTIGO   

 
 
pessoas
Pedro Góis



 
temas
xenofobia    migrantes    imigração