Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
24-05-2021        ECO

Há mudanças profundas à espreita no mundo do trabalho e os sindicatos têm de se adaptar a elas ou ficarão, dizem os especialistas, sob ameaça. Conseguirão fazê-lo? Ouça o episódio #8 do Podcast «Eles Vêm Aí», com a participação de Hermes Augusto Costa.

mundo do trabalho está em mudança e os sindicatos estão, por isso, confrontados com múltiplos desafios. Da pandemia ao teletrabalho, passando pelas plataformas digitais, que futuro se perspetiva para a representação dos trabalhadores? É isso que exploramos no episódio mais recente do podcast Eles Vêm Aí, que desta vez conta com a participação de Hermes Augusto Costa, sociólogo, investigador na Universidade de Coimbra e autor.

“É menor a propensão para a captação de associados neste contexto de incerteza económica e medo“, sublinha o especialista, que explica de que modo a crise pandémica afetou o sindicalismo em Portugal.

Hermes Augusto Costa fala ainda dos motivos por detrás da menor adesão aos sindicatos, nomeadamente o individualismo e a partidarização das estruturas que representam os trabalhadores. Sobre o futuro, o sociólogo e investigador adianta que os sindicatos não irão desaparecer, mas usarão ferramentas diferentes — mais digitais — para captar e chegar aos seus associados.

O podcast “Eles Vêm Aí” é um projeto da jornalista do ECO Isabel Patrício. 




 
 
pessoas
Hermes Augusto Costa



 
temas
trabalhadores    economia    sindicalismo    emprego    direitos    sindicatos