O Observatório de sexta-feira, 19 de março, contou com o comentário à atualidade do sociólogo e professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Elísio Estanque.
Em destaque do comentário de hoje esteve o previsto regresso às aulas presenciais no ensino superior, datado para 19 de abril. Neste ponto o sociólogo considera que que “esta medida deve ser encarada com muita cautela”, afirmando que o modelo, dito híbrido (equilíbrio entre o regime presencial e remoto) vai ser utilizado ainda nesta fase inicial.
A recuperação económica foi também tópico do comentário de hoje. O professor da FEUC espera que a o futuro da economia seja “bem pensado e bem executado”, não podendo ir ao encontro do mercantilismo, individualismo e concorrência desleal.
Também em relação à recente polémica da vacina da AstraZeneca, o sociólogo partilha da opinião de que é compreensível a reação de desconfiança por parte da população. No entanto, assume que “vamos ter de confiar no parecer das autoridades de saúde”.
Questionado sobre o impacto da interrupção das atividades praxísticas na integração dos estudantes na UC, o professor diz que tem de procurar novas formas de integração, aproveitanto para “refletir sobre o impacto positivo e negativo” da praxe.