Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
12-05-2020        Antena 1

Este projeto está a desenvolver manuais de formação para profissionais de saúde com o objetivo de envolver os homens nos debates sobre a paternidade e o cuidado.

Tatiana Moura, investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e coordenadora do Promundo-Portugal, participa no projeto PARENT com o intuito de promover o cuidado co-responsável dos homens na paternidade.

O projeto PARENT tem como foco o desenvolvimento de uma metodologia transformadora de normas de género que terá como base o resultado de investigações conduzidas em Portugal e em outros contextos no Mundo.

Este projeto pretende formar e sensibilizar profissionais de saúde em formas de envolvimento de homens nos debates sobre paternidade e cuidado. A ideia é trabalhar com grupos de homens que são ou que serão pais no sentido de promover o cuidado co-responsável.

Será ainda desenhada uma campanha nacional em parceria com a Direcção-Geral de Saúde no âmbito da MenCare, uma iniciativa global de promoção da paternidade.

O conhecimento obtido neste estudo será compilado num manual direcionado para profissionais de saúde com o objetivo de servir de guia de boas práticas para o trabalho que estes profissionais realizam junto de casais, mais concretamente com homens, sobre os temas da paternidade e do cuidado.

Cada um dos países que integram este projeto vai ter um manual adaptado à sua realidade nacional. Contudo, está também a ser desenvolvida uma ferramenta online em inglês mais genérica que poderá ser aplicada a nível europeu.

“Este projeto é um piloto em que estamos a testar estas metodologias para ver depois o que faz sentido debater em contextos tão distintos”, reforça.

O projeto PARENT vai decorrer durante dois anos com financiamento da União Europeia e, além de Portugal, será também desenvolvido na Áustria, em Itália e na Lituânia.




 
 
temas
paternidade    parentalidade    cuidado