Conflitos ambientais e lançamento do Environmental Justice Atlas Portugal é promovido pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra, o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações de Lisboa e o Centro de Tecnologia Mineral do Rio de Janeiro num evento que está, hoje, a ter lugar no Teatro da Cerca de São Bernardo.
A investigadora associada e coordenadora responsável pela iniciativa sobre conflitos ambientais e ecologia política, Lúcia Fernandes explica em que se baseia o EJ Atlas.
O Atlas é um projeto coordenado pela Universidade de Barcelona, com a colaboração dos dois centros de estudos portugueses e brasileiro para sistematização dos dezasseis principais conflitos ambientais de Portugal.
A coordenadora dá exemplos de alguns dos problemas do mapa português presentes no Atlas.
Para promoção da obra está aberta a partir de hoje uma exposição, até quinta-feira, que pretende retratar e refletir acerca dos conflitos portugueses presentes no EJ Atlas.
Foi realizado, ainda, um fórum de discussão com a participação de grupos, associações e ativistas portugueses envolvidos nos conflitos abordados.