Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
13-09-2014        Rádio Universidade de Coimbra

Terminou hoje o IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Decorre desde quinta-feira na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e é organizado pelo Centro de Estudos Sociais (CES). Trouxe a Coimbra várias dezenas de investigadores, cientistas sociais, artistas, músicos, escritores, economistas e estudiosos de África.

Na última sessão plenária do encontro, o poeta cabo-verdiano José Luís Hopffer Almada revisitou alguns aspectos da história da independência do país. Falou de uma certa necessidade de fazer uma “catarse cultural”.
Hopffer Almada falou da consolidação democrática em Cabo Verde. O segundo orador da sessão foi o economista Manuel Ennes Ferreira. O professor do ISEG (Lisboa) releva a importância de atender à especificidade de cada país africano.

Ennes Ferreira considerou a problemática da diversificação económica em África. O facto de as economias dos países africanos estarem fundamentalmente baseadas na exploração de recursos naturais fragiliza-as no longo-prazo.

Durante a tarde aconteceram, nas salas da Faculdade de Economia, várias sessões paralelas com apresentações e painéis variados. O IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos encerra com a exibição (21h) do filme 'A Batalha de Tabatô', no Centro de Estudos Sociais.

Durante três dias falou-se e debateu-se África na Universidade de Coimbra.
Por: Mariana Oliveira





 
 
ligações
Evento > Congresso Internacional > IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos | CIEA9
 
temas
literatura    ciea9    estudos africanos