Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
25-05-2015        

Mesa de abertura
Doutorando Rogério Lima Barbosa, prof. Elísio Estanque e o provedor dos alunos da UC prof. Paulo Afonso. A abertura sinalizou a importância do debate sobre a relação dos estudantes com a Universidade e com a cidade de Coimbra. Ainda, abordou a necessidade da retomada de um espírito de solidariedade pela Universidade.

A Mercantilização do conhecimento
José Luiz Filho.
Intervenção que reflete sobre o papel da Diplomacia Universitária como uma opção de apoiar a autonomia universitária e a aproximação entre as Universidades.

A Universidade Internacional
Paulo Peixoto
Participação que chamou a atenção para a influência de grupos econômicos sobre as Universidades e, também, indicou que a interculturalidade é apenas um dos pontos de promoção da mobilidade dos estudantes;

Diálogos e Perspectivas
Filomena Marques, Bejamin de Paula e Bruno Sena.
Em contraponto a política de interculturalidade proposta para a UC foi chamada a atenção para a realidade que a simples aproximação de culturas não cria reconhecimento ou trocas mútuas.

Experiências em Coimbra
Michel Rosa, Tadeu, Esther Amábile e Kamila Dantas.
Intervenções que abordam as experiências proporcionadas pela cidade de Coimbra onde um ambiente cosmopolita e outro conservador se misturam.





 
 
pessoas
Beatriz Caitana
Bruno Sena Martins
Elísio Estanque
Paulo Peixoto



 
ligações
Evento > Seminário > Estudantes brasileiros em Coimbra: Política de Interculturalidade ou Estratégia de Mercado?