Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
10-06-2020        Antena 1

Faltam medidas para travar a descriminação social em Portugal. Quem o refere é a investigadora da Universidade do Centro de Estudos Sociais, de Coimbra, Sílvia Maeso, coordenadora do projecto "Combat" sobre racismo.

A jornalista Rita Soares da Antena 1 falou com a responsável pela investigação, dias depois das manifestações em Lisboa, no Porto e em Coimbra, contra o racismo e a violência policial, que decorreram na sequência do assassinato de George Floyd, o cidadão afro-americano assassinado pela policia nos Estados Unidos.

Para a investigadora esta morte brutal reacendeu a discussão. Sílvia Maeso diz mesmo que o Estado português não promove medidas concretas nesta matéria.

Esta quarta-feira e um dia depois do funeral de George Floyd, a Câmara de Lisboa presta homenagem a outra vítima do racismo.

Alcindo Monteiro, cabo-verdiano, foi assassinado, no Bairro Alto, há precisamente 25 anos.

Um crime de ódio racial, praticado por um grupo de skin-heads.

Onze foram julgados e condenados por homicídio.

A autarquia de Lisboa vai assinalar a data, com a colocação de uma placa, na Rua Garrett, no local do homicídio de Alcindo Monteiro.

Depois das manifestações de sábado a ASPP/PSP anunciou que ia avançar com uma queixa no Ministério Público contra os manifestantes que exibiram mensagens que incentivam o ódio contra a polícia.




 
 
pessoas
Silvia Rodríguez Maeso



 
ligações
Projeto > COMBAT
 
temas