Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
22-01-2019        RTP Notícias

Lisboa pode entrar em nova crise, desta feita na habitação. É razoável pensar nisso, avisa o professor José Reis.

O cenário poderá colocar-se tendo em conta os preços da habitação, que continuam a subir desde 2014. Em quatro anos aumentaram 34 por cento. Todavia, para o professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a média engana, porque há uma grande desigualdade no país.

José Reis teme, por isso, que uma crise destas em Lisboa ganhe uma dimensão nacional, como registou a jornalista da Antena 1 Marta Pacheco.

O professor é um dos autores do quarto relatório do Observatório sobre as Crises e Alternativas: o tema é a habitação em Portugal.

Numa altura em que se debate a Lei de Bases da habitação, o estudo pode constituir um contributo para essa discussão.

O professor defende que o estado deve, a título de exemplo, recuar na questão dos vistos gold. A aposta deve ser na oferta pública de habitação, diz José Reis. Só isso pode atenuar os desequilíbrios no mercado de habitação.

Conclui o estudo que estamos perante uma habitação financeirisada, marcada por uma forte procura do estrangeiro dirigida ao imobiliário nacional, o que provoca grandes desigualdades no acesso à habitação e no país.




 
 
pessoas
José Reis



 
ligações
Evento > Apresentação do 4.º Relatório do Observatório sobre Crises e Alternativas > A nova questão da habitação em Portugal: uma abordagem de economia política
Projeto > FINHABIT
Observatório sobre Crises e Alternativas
 
temas
crise    habitação    Lisboa