Apesar de leis e políticas transformativas, as vidas das pessoas com deficiência continuam marcadas pela exclusão social, pela pobreza e pelo preconceito. As mulheres com deficiência ocupam uma posição particularmente vulnerável, sofrendo múltiplas formas de discriminação baseadas no sexismo e na deficientização. Neste contexto, falar de cidadania íntima de mulheres com deficiência constitui ainda um tema tabu.
	Apresentação do Projeto 
	Ana Cristina Santos
	Sessão de apresentação do projeto de investigação Intimidade e Deficiência: Cidadania Sexual e Reprodutiva de Mulheres com Deficiência em Portugal.
	
	Some Reflections on Sexual Citizenship and Disabled Women 
	Margrit Shildrick
	Intervenção centrada no cruzamento entre Estudos de Género e Estudos sobre Deficiência, recuperando contributos de Foucault e a discussão em torno de neoliberalismo, governação, cidadania sexual e o caráter construído do corpo deficientizado.
	
	Sessão 1: Diversidade funcional, igualdade sexual: sexualidades não-normativas de mulheres com deficiência
	Ana Lúcia Santos e Ana Cristina Santos
	Esta apresentação centra-se na visão inovadora oferecida pelos Estudos Feministas da Deficiência na análise dos temas do género, do corpo e da sexualidade, e no seu potencial de transformação de uma realidade marcada pela desigualdade e estigmatização da diferença. São considerados os testemunhos de mulheres entrevistadas que dão conta de obstáculos mas também da resistência à negação dos seus corpos sexuados.
	Comentários por Manuela Ralha, (d)Eficientes Indignados; e Pedro Costa, Federação Portuguesa das Associações de Surdos
	
	Sessão 2: Maternidade in/visível em mulheres com deficiência: do desejo às barreiras ao desejo 
	Lia Raquel Neves e Paula Campos Pinto
	Esta comunicação reflete acerca do modo como os papéis de género têm sido socialmente definidos e assinala o silenciamento que perpetua a ideia de uma maternidade impossível em mulheres com deficiência, tomando em consideração as entrevistas realizadas a mulheres mães.
	Comentários por Duarte Vilar, Associação para o Planeamento da Família (APF)
	
	Sessão 3: Representações e vivências: corpo, deficiência e sexualidade 
	Bruno Sena Martins
	A intervenção aborda a relação entre sexualidade e deficiência através de uma perspetiva que procura ter em conta os desafios colocados por representações culturais que, celebrando um nexo estreito entre corpos e prazeres, desqualificam desejos e modos do desejo a serem inscritos numa cartografia mais ampla das sexualidades emancipadas.
	Comentários por Cláudia Múrias, União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR); e Marta Azevedo, Associação Portuguesa de Deficientes (APD)