Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
13-04-2015        

Apesar de leis e políticas transformativas, as vidas das pessoas com deficiência continuam marcadas pela exclusão social, pela pobreza e pelo preconceito. As mulheres com deficiência ocupam uma posição particularmente vulnerável, sofrendo múltiplas formas de discriminação baseadas no sexismo e na deficientização. Neste contexto, falar de cidadania íntima de mulheres com deficiência constitui ainda um tema tabu.

Apresentação do Projeto 
Ana Cristina Santos
Sessão de apresentação do projeto de investigação Intimidade e Deficiência: Cidadania Sexual e Reprodutiva de Mulheres com Deficiência em Portugal.


Some Reflections on Sexual Citizenship and Disabled Women
Margrit Shildrick
Intervenção centrada no cruzamento entre Estudos de Género e Estudos sobre Deficiência, recuperando contributos de Foucault e a discussão em torno de neoliberalismo, governação, cidadania sexual e o caráter construído do corpo deficientizado.

Sessão 1: Diversidade funcional, igualdade sexual: sexualidades não-normativas de mulheres com deficiência
Ana Lúcia Santos e Ana Cristina Santos
Esta apresentação centra-se na visão inovadora oferecida pelos Estudos Feministas da Deficiência na análise dos temas do género, do corpo e da sexualidade, e no seu potencial de transformação de uma realidade marcada pela desigualdade e estigmatização da diferença. São considerados os testemunhos de mulheres entrevistadas que dão conta de obstáculos mas também da resistência à negação dos seus corpos sexuados.
Comentários por Manuela Ralha, (d)Eficientes Indignados; e Pedro Costa, Federação Portuguesa das Associações de Surdos

Sessão 2: Maternidade in/visível em mulheres com deficiência: do desejo às barreiras ao desejo
Lia Raquel Neves e Paula Campos Pinto
Esta comunicação reflete acerca do modo como os papéis de género têm sido socialmente definidos e assinala o silenciamento que perpetua a ideia de uma maternidade impossível em mulheres com deficiência, tomando em consideração as entrevistas realizadas a mulheres mães.
Comentários por Duarte Vilar, Associação para o Planeamento da Família (APF)

Sessão 3: Representações e vivências: corpo, deficiência e sexualidade
Bruno Sena Martins
A intervenção aborda a relação entre sexualidade e deficiência através de uma perspetiva que procura ter em conta os desafios colocados por representações culturais que, celebrando um nexo estreito entre corpos e prazeres, desqualificam desejos e modos do desejo a serem inscritos numa cartografia mais ampla das sexualidades emancipadas.
Comentários por Cláudia Múrias, União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR); e Marta Azevedo, Associação Portuguesa de Deficientes (APD)





 
 
pessoas
Ana Cristina Santos
Ana Lúcia Santos
Bruno Sena Martins



 
ligações
Evento > Colóquio Internacional > Deficiência e Sexualidade: a Cidadania Íntima como Tabu
Projeto > Intimidade e Deficiência: cidadania sexual e reprodutiva de mulheres com deficiência em Portugal
 
temas
sexualidade    deficiência    intimidade