O comentário à revista de imprensa do Programa “Alvorada” de hoje esteve a cargo de Bruno Sena Martins, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
O novo quadro comunitário garante programas no valor de 20 mil milhões de euros. As prioridades da aplicação dos fundos são definidas pelos Conselhos Regionais. Segundo Bruno Sena Martins, o processo de descentralização com início nos anos 90 não teve os efeitos desejados, e as alterações levadas a cabo nos últimos dois anos contribuem para o desordenamento do território.
Cavaco Silva discursou ontem ao país para pedir um compromisso de salvação nacional entre PS, PSD e CDS-PP. O Presidente anunciou ainda eleições antecipadas para o fim do programa de ajustamento financeiro, em Junho de 2014.
Bruno Sena Martins defende que Portugal deve assumir uma posição de maior risco negocial com os credores internacionais.
O investigador do CES explica o problema que Portugal enfrenta na conciliação do capitalismo com a democracia.
Houve ainda tempo para discutir educação e os resultados dos exames nacionais que foram conhecidos ontem. Também a situação vivida no Egipto esteve em cima da mesa.