Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
01-02-2022        SIC Notícias

Boaventura de Sousa Santos, sociólogo e professor universitário, defende que Catarina Martins não tem condições para continuar na liderança do Bloco de Esquerda.

Na SIC Notícias, o assumido eleitor do partido diz que foram acumulados “demasiados erros ao longo destes anos” e que isto “levou à maioria absoluta” do PS.

O professor universitário diz que a maioria absoluta é uma preocupação e considera que a solução “mais correta” era uma articulação entre os diferentes partidos de esquerda: “Uma continuidade sobre outras formas do que era a geringonça (…) Foi uma solução boa que funcionou.”

Outra das preocupações apontadas é o crescimento da extrema-direita, que veio ocupar os lugares que eram detidos pelos partidos de esquerda, no Parlamento. 

Reconhece que a esquerda abriu espaço para este crescimento, mas defende que a culpa também é de Rui Rio. 

“Acho que há muita gente que votou no PS porque estava com muito medo de um crescimento excessivo da extrema-direita e Rui Rio não teve o cuidado de estabelecer o cordão sanitário à volta do Chega, como Angela Merkel fez com o partido de extrema-direita alemão. ”

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda (BE) reúne-se no próximo sábado para analisar os resultados eleitorais dos bloquistas nas legislativas, o pior em 20 anos, com a perda de metade dos votos e a eleição de apenas de cinco dos 19 deputados.




 
 
pessoas
Boaventura de Sousa Santos



 
temas
eleições legislativas    esquerda    BE