Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
24-03-2014        

Esta conversa entre Silvia Rivera Cusicanqui e Boaventura de Sousa Santos teve lugar no Valle de las Ánimas (La Paz, Bolivia), em 16 de Outubro de 2013.

Silvia Rivera Cusicanqui Socióloga e historiadora Aymara. Fundamenta-se na teoria anarquista, bem como nas cosmologias Quechua e Aymara. Anterior diretora e membro de longa data do Taller de Historia Oral Andina. É também ativista trabalhando diretamente com os movimentos indígenas na Bolívia, tal como o movimento Katarista e o movimento cultivadores de coca. Sua obra mais conhecida é Oprimidos pero no Derrotados: la Lucha Campesina Entre los Aimaras y Quechuas en Bolivia, 1984.

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra. Estudou direito e sociologia. Doutorou-se na Universidade de Yale em 1973. É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Professor Catedrático Jubilado de Sociologia da Faculdade de Economia da mesma Universidade e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. A sua vasta obra aborda temas tão diversos como epistemologia, sociologia do direito, teoria do Estado e da democracia, interculturalidade, movimentos sociais, com investigação sociológica realizada em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia. Tem sido, também, um ativista destacado do Fórum Social Mundial.




 
 
pessoas
Boaventura de Sousa Santos



 
ligações
Projeto > ALICE