Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
02-02-2024        Podcast

Europa Oxalá. Este é o nome da exposição itinerante que, entre 2021 e 2023, passou por três cidades europeias: Marselha, Lisboa e Tervuren. O evento reuniu 60 obras – entre pintura, desenho, escultura, filme, fotografia e instalação – de 21 artistas afro-europeus que de alguma forma trabalham a partir das suas heranças coloniais. Interrogando-as, desafiando-as, problematizando-as e, no fundo, abrindo perspetivas alternativas à própria noção de Europa.

As criações destes artistas geram uma reflexão única e inovadora sobre o racismo, a descolonização das artes, o papel da mulher na sociedade e a desconstrução do pensamento colonial nos espaços heterogéneos da Europa contemporânea. Alguns desses artistas passarão pelo podcast “Em Memória da Memória” durante as próximas semanas. Mas, antes disso, quisemos saber: o que representa uma exposição pioneira como Europa Oxalá para os campos da arte contemporânea e da história da arte europeias, ou mesmo para um renovado entendimento do mundo contemporâneo? António Pinto Ribeiro e Aimé Mpane, que comissariaram a exposição com Katia Kameli, contaram-nos o périplo que é montar uma exposição como esta e, pelo caminho, procuraram também responder a estas questões. A eles juntou-se, neste episódio, também o artista John K. Cobra, pseudónimo de Roland Gunst.

A realização é de Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes e a imagem gráfica de Márcio de Carvalho. A dobragem das vozes de Aimé Mpane e John K. Cobra é de Júlio Gomes. Indicativo: voz de Rui Cruzeiro e música original da autoria de XEXA.


Algumas sugestões de leitura:

Ribeiro, Margarida Calafate (2022), "Europa Oxalá - contemporaneamente Europa", Mundo Crítico, 8, 49-62.

Ribeiro, Margarida Calafate (2021), “Europa Oxalá - um presente para o futuro”,  Europa Oxalá - Ensaios. Porto: Afrontamento, 63-78.

Ribeiro, António Pinto (2021), “A exposição Europa Oxalá”, Memoirs newsletter, 142.
 




 
 
pessoas
Inês Nascimento Rodrigues



 
ligações
Projeto > MAPS