Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
01-12-2023        Podcast

Em memória da memória, hoje sentamo-nos com Paulo Faria.

Paulo Faria nasceu em Lisboa em 1967. É escritor e tradutor literário e é muitíssimo provável que já se tenham deparado com o seu nome impresso lá em casa mais do que uma vez, nalgum dos livros de Cormac McCarthy, Charles Dickens ou George Orwell que verteu para português. Em memória da memória do pai, mas também de um passado do qual se assume como sujeito implicado, escreveu dois romances – e outros textos – em torno dos legados da guerra colonial.

No podcast do projeto MAPS conversamos com Paulo Faria sobre silêncios, heranças e sobre as razões que explicam como para descobrir o pai, foi preciso primeiro descobrir a guerra: uma guerra contra o esquecimento, uma guerra com o luto, uma guerra contra o trauma, uma guerra consigo mesmo, uma guerra contra os modos como ainda hoje se pensa e conta este acontecimento em Portugal. Sobre tudo isso nos falará Paulo Faria no Em Memória da Memória.

A realização é de Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes e a imagem gráfica de Márcio de Carvalho. Indicativo: voz de Rui Cruzeiro e música original da autoria de XEXA.
 

Algumas sugestões de leitura:

Cammaert, F. Passados Reapropriados: pós-memória e literatura. Porto: Afrontamento. 2022.

Cammaert, Felipe (2021), “Cristalizações de memórias alheias: A Guerra Colonial na escrita da pós-memória de Paulo Faria”, Abril, vol. 13, n. 27, 79-94.

Faria, Paulo (2021), “Esta guerra não é tua (II)”, Memoirs newsletter, 122.

Faria, Paulo (2020), “Esta guerra não é tua (I)”, Memoirs newsletter, 120.




 
 
pessoas
Inês Nascimento Rodrigues



 
ligações
Projeto > MAPS