Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
23-11-2023        Podcast

Ao terceiro episódio, o foco é o projeto de investigação MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, que decorreu no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra entre 2015 e 2021.

O MEMOIRS propôs levar a cabo uma investigação comparativa que permitisse repensar a Europa contemporânea a partir dos seus legados coloniais e imperiais. A análise centrou-se em narrativas pessoais e artísticas projetadas através da literatura, das artes visuais e performativas, do cinema e da música, que lançam uma interrogação sobre o passado, o presente e o futuro da Europa.

Focando-se nos elementos de uma geração que não experienciou o colonialismo e as guerras de libertação, ou que apenas muito indiretamente os viveu, o MEMOIRS explorou os conceitos de herança, descolonização e pós-memória. Os estudos de casos foram 3 países europeus, Portugal, França e Bélgica, e 7 países africanos, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Argélia e República Democrática do Congo. António Sousa Ribeiro, investigador do projeto, esteve no “Em Memória da Memória” para nos falar da abordagem interdisciplinar e comparativa do Memoirs.

A realização é de Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes e a imagem gráfica de Márcio de Carvalho. Indicativo: voz de Rui Cruzeiro e música original da autoria de XEXA.

Algumas sugestões de leitura:

Ribeiro, Margarida Calafate (2021), "EUROPA, je t´aime moi non plus", Memoirs newsletter , 143, 1-5.

Ribeiro, António Sousa; Ribeiro, Margarida Calafate (2018), "A Past that Will Not Go Away. The Colonial War in Portuguese Postmemory", Lusotopie, 17(2): 277-300.

Ribeiro, António Sousa; Ribeiro, Margarida Calafate (orgs.) (2016), Geometrias da Memória: Configurações Pós-Coloniais. Porto: Afrontamento.

Figueiredo, Isabela (2015), Caderno de Memórias Coloniais. Lisboa: Caminho.


Nota Biográfica:

António Sousa Ribeiro é investigador do CES e professor catedrático aposentado do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dedica-se também à tradução literária, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Nacional de Tradução 2017. É membro da equipa do MAPS.




 
 
pessoas
António Sousa Ribeiro
Inês Nascimento Rodrigues



 
ligações
Projeto > MAPS