Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
17-11-2023        Podcast

A noção de pós-memória, cunhada por Marianne Hirsch no âmbito dos Estudos sobre o Holocausto, é um conceito que se tem vindo a generalizar na Academia e que hoje é aplicado em contextos geográficos, políticos e culturais muito distintos.

O termo tem-se tornado um dos recursos privilegiados para interpelar as permanências coloniais nos diferentes países europeus.

Disso nos dão conta no episódio de hoje António Sousa Ribeiro, Margarida Calafate Ribeiro e Bruno Machado, da equipa do MAPS, que percorrem connosco, "Em Memória da Memória", o percurso já vasto do conceito.

A realização é de Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes e a imagem gráfica de Márcio de Carvalho. Indicativo: voz de Rui Cruzeiro e música original da autoria de XEXA.

Algumas sugestões de leitura:

Ribeiro, António Sousa (orgs.) (2021), A cena da pós-memória. O presente do passado na Europa pós-colonial. Porto: Afrontamento.

Ribeiro, Margarida Calafate (2020), ⁠"Arte e Pós-memória - fragmentos, fantasmas, fantasias"⁠, Diacrítica, 34, 2, 4-20.

Ribeiro, Margarida Calafate (2020), ⁠"Uma história depois dos regressos: a Europa e os fantasmas pós-coloniais"⁠, Confluenze. Rivista di Studi Iberoamericani, 12, 2, 74-99.

Ribeiro, António Sousa (2020), ⁠"A quem pertence...?"⁠, Memoirs Newsletter , 119.

Machado, Bruno (2011), ⁠“Os filhos dos “retornados”: a experiência africana e a criação de memórias, pós-memórias e representações na pós-colonialidade”⁠, dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Lisboa.

Notas Biográficas:

António Sousa Ribeiro é investigador do CES e professor catedrático aposentado do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dedica-se também à tradução literária, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Nacional de Tradução 2017. É membro da equipa do projeto MAPS.

Bruno Machado nasceu em 1982 em Lisboa. O seu pai passou a juventude em Angola, onde acabaria por se alistar na Força Aérea durante a Guerra Colonial. Angola tornou-se personagem constante em casa de Bruno, o que se repercutiu no seu trabalho de investigação, nomeadamente na elaboração de uma dissertação de mestrado sobre os filhos do retorno. É membro da equipa do projeto MAPS.

Margarida Calafate Ribeiro é investigadora-coordenadora do CES. Em 2015 recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para desenvolver o projeto de investigação "Memoirs - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias". Atualmente, é a investigadora responsável pelo projeto FCT "MAPS - Pós-Memórias Europeias: Uma Cartografia Pós-Colonial".




 
 
pessoas
António Sousa Ribeiro
Inês Nascimento Rodrigues
Margarida Calafate Ribeiro



 
ligações
Projeto > MAPS