Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
09-11-2023        Podcast

Em memória da memória, hoje sentamo-nos com Margarida Calafate Ribeiro para falar de pós-memória e do já extenso percurso de investigação que tem desenvolvido nessa área.

Em 2015, Margarida Calafate Ribeiro recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação para implementar o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias». Este projeto debruçou-se sobre os impactos dos legados coloniais nas gerações seguintes, ou seja, nas pessoas que não viveram os processos das guerras coloniais e das descolonizações, mas que, através de memórias familiares e públicas, os herdaram enquanto reminiscências do passado.

Atualmente, é coordenadora do "MAPS, Pós-Memórias Europeias: Uma Cartografia Pós- Colonial". É no âmbito do MAPS que surge o Em Memória da Memória, o podcast que hoje se inicia, com entrevistas a investigadores e académicas da equipa, por um lado, e a filhos e filhas dos antigos impérios coloniais de Portugal, Bélgica e França, por outro.

Na entrevista de hoje, Margarida Calafate Ribeiro deixará bem claro porque é que a questão colonial não morre, nem morreu, com o fim do colonialismo, nem termina com aqueles que o levaram a cabo, que o sofreram ou que a ele resistiram.

A realização é de Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes e a imagem gráfica de Márcio de Carvalho. Indicativo: voz de Rui Cruzeiro e música original, MAPS, da autoria de XEXA.

Algumas sugestões de leitura:

Ribeiro, Margarida Calafate; Cruz Rodrigues, Fátima (2022), Des-Cobrir a Europa - Filhos de Impérios e Pós-memórias Europeias. Porto: Afrontamento.

Ribeiro, Margarida Calafate (2020), "Uma história depois dos regressos: a Europa e os fantasmas pós-coloniais", Confluenze. Rivista di Studi Iberoamericani, 12, 2, 74-99.

Ribeiro, Margarida Calafate; Ribeiro, António Sousa (2013), "Os Netos que Salazar não teve: Guerra Colonial e memória de segunda geração", Abril: Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, 5, 11, 25-36.




 
 
pessoas
Inês Nascimento Rodrigues
Margarida Calafate Ribeiro



 
ligações
Projeto > MAPS