Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
05-02-2020        

Segunda sessão do seminário “As múltiplas faces do Antropoceno: política, agência e crise ontológica” no âmbito do projeto TROPO – Ontologias do Antropoceno em Portugal: movimentos sociais, políticas públicas e tecnologias emergentes.

Apresentação de Emanuele Leonardi com o título “The Anthropocene as a Regime of Visibility”, que abordou questões como as diferentes periodizações do Antropoceno, a crítica da racionalidade neoliberal e do capitalismo cognitivo.

Comunicação de Irina Velicu (em colaboração com Andreea Ogrezeanu) com o título “From Peasants to Urban Workers and Back. Debating Agro-Ecology as Socio-Environmental Justice in Romania”. Esta comunicação abordou as questões da justiça ambiental e da comida no contexto da Roménia pós-socialista.

Apresentação de Vera Ferreira com o título “Ultrapassando as fronteiras planetárias no Antropoceno: o caso das alterações climáticas”, centrada no debate estratigráfica sobre o Antropoceno e no conceito de fronteiras planetárias, discutindo a trajetória das alterações climáticas.

 
 
pessoas
Emanuele Leonardi
Irina Velicu



 
ligações
Evento > Seminário > As múltiplas faces do Antropoceno: política, agência e crise ontológica
Projeto > TROPO