Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
09-06-2016        

O consumo ocupa hoje um lugar central na vida cotidiana e hoje disputa com o trabalho o lugar de referência na construção das identidades. Neste sentido, este seminário busca problematizar a relação entre o consumo e a naturalização de hierarquias sociais - de gênero, étnico-raciais, de classe, de identidade sexual -, questionando os limites de um discurso que apele à consciência, se mantida a perspectiva da distinção social no consumo. São debatidos também o mito do consumo como ato individual e racional e o consumo produtivo como engrenagem pouco visível que, à semelhança do consumo de bens e signos, também comunica coisas: neste caso, a respeito de relações assimétricas de poder no jogo geopolítico. Primordialmente, este seminário busca desvelar, no âmbito de uma teoria pós-colonial e/ou decolonial do consumo, a relação entre consumo e colonialidade económica, evidenciando o caráter epistêmico e político desta conexão oculta, de modo a apontar alguns de seus efeitos ambientais, estéticos e culturais. 




 
 
pessoas
Luciane Lucas dos Santos



 
ligações
Evento > Seminário > Consumo, hierarquias sociais e colonialidade económica: na contramão de uma banalização da consciência