Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
02-06-2015        

Boaventura Monjane, jornalista e ativista social em Moçambique, tem mantido uma ligação estreita com o projeto ALICE, sobretudo no âmbito de atividades relacionadas com a Universidade Popular dos Movimentos Sociais.

Licenciou-se jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (2008). Escreveu para algumas agências noticiosas e para diversas publicações internacionais sobre política, saúde a questões agrária. Atualmente integra a equipa de Advocacia e Comunicação da União Nacional de Camponeses, o maior Movimento Social de camponeses e trabalhadores rurais em Moçambique. Tem participado em eventos internacionais tais como mobilizações, marchas, conferências como apoio técnico da UNAC.

Nesta entrevista realizadda por Sara Araújo e Dhruv Pande, Boaventura Monjane partilha a sua experiência de ativista; reflete sobre o papel da UPMS no fortalecimento das lutas sociais; faz referência às suas expetativas para o lugar da UPMS no futuro; e, centrando-se no contexto moçambicano, aborda as temáticas da usurpação de recursos naturais, do patriarcado, da agricultura e da soberania alimentar e da relação entre os movimentos sociais e os meios de comunicação social.

 
 
pessoas
Sara Araújo



 
ligações
Projeto > ALICE