Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
02-06-2011        acabra.net [Jornal Universitário de Coimbra]

Castingé uma exposição peculiar protagonizada por rostos anónimos organizados num “conjunto de cores, fisionomias e expressões únicas”. Está patente na Casa das Artes até dia 17 de junho.

Organizada por Khalid Fekhari, doutorado em Antropologia e Carlos Nolasco, docente de Ciências Sociais e doutorando do Centro de Estudos Sociais (CES), “Casting” vem na sequência do Colóquio Internacional “Challenging Citizenship” e é promovida pelo CES. A Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto recebe esta iniciativa que se vai manter até dia 17 de junho, entre as 15 horas e as 19 horas.

As fotografias apresentadas são protagonizadas por indivíduos da região de Marraquexe que posam para a objetiva de Saad Fekhari, assistente de casting, para futuramente serem chamados para a figuração de filmes. “Quando estas fotografias foram tiradas não havia quaisquer preocupações estéticas nem técnicas”, conta Carlos Nolasco, pelo que foi necessário proceder a uma seleção e tratamento das imagens.

“Expressividade antropológica” é o que os autores procuram transmitir com este trabalho de seleção das fotografias resultante de “dois olhares que partilham o gosto pela fotografia e o olhar académico das ciências sociais”,  explica Khalid Fekhari. É um “retrato representativo daquilo que é uma sociedade árabe”, acrescenta.

“O público tem sido cada vez mais heterogéneo”, releva Carlos Nolasco, que considera a exposição “o clímax do trabalho expositivo” que lhes deu muito prazer a fazer. “Não fomos nós que pegámos na máquina fotográfica para as tirar mas elas acabam efetivamente por serem nossas”, defende com entusiasmo o doutorando do CES, considerando a ligação entre os autores do trabalho como uma “irmandade”.

Incentivando o público, Khalid Fekhari salienta a importância da exposição no conhecimento de uns país tão próximo e desafia ainda a vinda das “pessoas que gostam de fotografia ou que apenas gostam de passar um bom momento” a este “sítio agradável” que é a Casa das Artes.

Ana Francisco


 
 
pessoas
Carlos Nolasco



 
temas
Marrocos    fotografias    casting