Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
13-03-2014        

No seguimento das manifestações ocorridas no Brasil em Junho de 2013 e no decurso dos protestos contra a austeridade ocorridos em várias cidades de Portugal durante esse ano, emergiu um espaço para uma nova “Conversa do Mundo”, desta feita entre Tarso Genro e Boaventura de Sousa Santos. Este diálogo teve lugar a 7 de Julho de 2013 na Embaixada do Brasil em Lisboa.

Tarso Fernando Herz Genro nasceu em São Borja (Rio Grande do Sul-Brasil), em 06 de março de 1947. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Especializou-se em Direito Trabalhista. Em 1968 iniciou suas atividades de representação partidária, sendo eleito Vereador de Santa Maria, pelo único partido oposicionista existente, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Foi advogado de sindicatos e associações profissionais. Tem vários livros editados na área de Direito, Política e Literatura. Tem trabalhos publicados na França, Espanha, Turquia, Estados Unidos, Uruguai, México, Peru, Portugal e Itália. Foi Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2006). Foi  Ministro da Justiça (2007-2010). Atualmente é Governador do Estado do Rio Grande do Sul, eleito em primeiro turno (2011).

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra. Estudou direito e sociologia. Doutorou-se na Universidade de Yale em 1973. É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Professor Catedrático Jubilado de Sociologia da Faculdade de Economia da mesma Universidade e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. A sua vasta obra aborda temas tão diversos como epistemologia, sociologia do direito, teoria do Estado e da democracia, interculturalidade, movimentos sociais, com investigação sociológica realizada em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia. Tem sido, também, um ativista destacado do Fórum Social Mundial.




 
 
pessoas
Boaventura de Sousa Santos



 
ligações
Projeto > ALICE
Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito