Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
08-03-2024        Podcast

36 episódios depois – 18 em português, 18 em francês – chegámos ao fim. O podcast “Em Memória da Memória” reuniu um conjunto de contributos, entrevistas e testemunhos a investigadoras e investigadores dos projetos Memoirs e MAPS, coordenados por Margarida Calafate Ribeiro no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, assim como conversas com artistas e ativistas cujo trabalho foi objeto de estudo no âmbito destas pesquisas. Num certo sentido, este podcast demonstra como um projeto de investigação se transforma num espaço que, para além de publicações, exposições e outros resultados, constrói também comunidades mnemónicas e sujeitos da pós-memória. Estas pesquisas contribuíram ainda para se pensar a Europa de um modo mais amplo e complexo, a partir de dimensões difíceis da sua história. Estes são processos que, pela sua natureza reflexiva, são sempre inacabados e, por isso, o fim deste podcast não representa necessariamente um fim, mas apenas um fechar de ciclo, que abre – esperamos – caminho a outras interrogações.

Quem somos nós, portugueses, no pós-império? De que Europa é esta que falamos? O que fazer com a herança? Num contexto de intensas disputas históricas e memoriais, o último episódio deste podcast procura refletir sobre estas questões a partir das complexas noções de reparação e restituição. Com Roberto Vecchi, António Pinto Ribeiro, Judith Elseviers, Nú Barreto e Djamel Kokene-Dórleans.

A realização é de Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes e a imagem gráfica de Márcio Carvalho. Dobragem de vozes: Judith Elseviers por Cátia Soares e Djamel Kokene-Dórleans por Júlio Gomes. Indicativo: voz de Rui Cruzeiro e música original da autoria de XEXA. Podem ouvir ou recordar para memória futura todos os programas em Apple Podcasts, Spotify e noutras plataformas de podcasts ou em reimaginaraeuropa.ces.uc.pt. Partilhem-nos, comentem, avaliem. Até à próxima!


Sugestões de leitura:

Ribeiro, António Pinto (2021), “A restituição”, in António Sousa Ribeiro (org.), A cena da pós-memória. O presente do passado na Europa pós-colonial. Porto: Afrontamento, 115-131.

Vecchi, Roberto (2021), “Reconstruir, verbo não só transitivo”, Memoirs newsletter, 140.




 
 
pessoas
Inês Nascimento Rodrigues



 
ligações
Projeto > MAPS