Segunda sessão do seminário “As múltiplas faces do Antropoceno: política, agência e crise ontológica” no âmbito do projeto TROPO – Ontologias do Antropoceno em Portugal: movimentos sociais, políticas públicas e tecnologias emergentes.
Apresentação de Emanuele Leonardi com o título “The Anthropocene as a Regime of Visibility”, que abordou questões como as diferentes periodizações do Antropoceno, a crítica da racionalidade neoliberal e do capitalismo cognitivo.
Comunicação de Irina Velicu (em colaboração com Andreea Ogrezeanu) com o título “From Peasants to Urban Workers and Back. Debating Agro-Ecology as Socio-Environmental Justice in Romania”. Esta comunicação abordou as questões da justiça ambiental e da comida no contexto da Roménia pós-socialista.
Apresentação de Vera Ferreira com o título “Ultrapassando as fronteiras planetárias no Antropoceno: o caso das alterações climáticas”, centrada no debate estratigráfica sobre o Antropoceno e no conceito de fronteiras planetárias, discutindo a trajetória das alterações climáticas.