
As televisões russas são a vanguarda da guerra
JOÃO RUELA RIBEIRO 10/03/2014 - 20:03  (actualizado às 20:08)

Perante a instabilidade na Ucrânia, os media russos têm feito passar a mensagem do Kremlin, para consumo

interno e externo.

Um golpe de Estado, promovido por potências ocidentais, colocou no poder na

Ucrânia um grupo de nacionalistas, fascistas e russófobos, que estão a perseguir as

populações de etnia russa, o que obrigou a Rússia a agir militarmente. É desta

forma que têm sido descritos os acontecimentos dos últimos meses na Ucrânia

pelos media russos, controlados pelo Kremlin.

Uma das armas mais poderosas é o canal internacional de informação RT

(http://rt.com/) (Russia Today), uma espécie de “anti-CNN”, como descreveu a

revista alemã Der Spiegel, num artigo de Agosto. A RT aposta numa imagem jovem

e moderna – a maioria dos editores tem menos de 30 anos e é fluente em inglês – e

já é um dos canais de informação mais vistos no Ocidente, com edições em inglês,

espanhol e árabe. Em várias cidades norte-americanas tornou-se no canal de

informação estrangeiro mais visto, segundo a Spiegel, e em Junho tornou-se na

primeira estação a conseguir mais de mil milhões de visualizações no You Tube.

Mas o grande golpe foi dado durante o Verão de 2013, quando o lendário

apresentador norte-americano Larry King trocou a CNN pelo canal russo.

Por trás do sucesso da RT está a canalização quase ininterrupta de fundos do

Kremlin. Desde 2005 que o orçamento do canal passou de 30 milhões de dólares

(22,6 milhões de euros) para 300 milhões, que financiam uma folha salarial de

2500 trabalhadores.

A procura da RT de explicações alternativas, em contraponto à narrativa

dominante dos media ocidentais, tem conseguido captar os telespectadores mais

críticos dessa mesma abordagem. Contudo, a cobertura da crise ucraniana, e

sobretudo da intervenção russa na Crimeia, tem suscitado críticas mesmo dentro

do próprio canal.

Na semana passada, a pivô Liz Wahl apresentou em directo a sua demissão

(https://www.youtube.com/watch?v=2h79v9uirLY) por discordar da linha que o

canal tem seguido em relação à Ucrânia. Fixando-se na câmara, a pivô fez a crítica:

“Sou uma americana orgulhosa, que acredita na divulgação da verdade, e é por isso

que, após este telejornal, peço demissão.” Dias antes, já a jornalista Abby Martin

havia denunciado a acção da Rússia na Crimeia enquanto estava no ar. O canal

classificou a atitude de Wahl como “nada mais que uma manobra

autopromocional”, mas o mal-estar deixa transparecer que a propaganda do

(http://imagens1.publico.pt/imagens.aspx/829231?tp=UH&db=IMAGENS)

Moscovo tem jogado com os receios das comunidades russófonas na Ucrânia FILIPPO MONTEFORTE/AFP

As televisões russas são a vanguarda da guerra - PÚBLICO http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-guerra-mediatica-nas-televisoes...

1 de 4 12-03-2014 12:26



Europa  (http://www.publico.pt
/europa )

Ucrânia
(http://www.publico.pt
/ucrania )

Rússia  (http://www.publico.pt
/russia )

Vladimir Putin
(http://www.publico.pt
/vladimir-putin )

Diplomacia
(http://www.publico.pt
/diplomacia )

União Europeia
(http://www.publico.pt/uniao-
europeia )

Media (http://www.publico.pt
/media )

Viktor Ianukovich
(http://www.publico.pt/viktor-
ianukovich )

 O poderio militar da

Rússia e da Ucrânia

(http://www.publico.pt/i125)

  Análise: que vai na cabeça

de Vladimir Putin?

(http://www.publico.pt

/1627349)

  Putin diz que uso da força

na Ucrânia será “legítimo”

(http://www.publico.pt

/1627014)

  Rússia invade a Crimeia

para responder a pedido de

Ianukovich

(http://www.publico.pt

/1626979)

  Crimeia, um interesse

estratégico de que a Rússia

não quer abdicar

(http://www.publico.pt

/1626838)

Kremlin talvez tenha atingido um novo auge.

Tudo mudou após Sochi

Durante os Jogos Olímpicos de Sochi, entre 6 e 23 de Fevereiro, pouca atenção foi

dada pela imprensa russa aos acontecimentos no país vizinho, como nota a

investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Maria

Raquel Freire, contactada pelo PÚBLICO. A mudança deu-se “a partir de 21 de

Fevereiro em termos de cobertura alargada dos eventos na Ucrânia”, observa.

Foi por estes dias que Kiev conheceu os confrontos mais violentos

(http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-morte-saiu-a-rua-num-dia-de-treguas-

1624594#/0) entre os manifestantes e as forças policiais e em que morreram

dezenas de pessoas. Num espaço de alguns dias, Ianukovich abandonou o país e o

poder foi ocupado pelos opositores que lideraram os protestos.

Perante a perda do seu homem forte em Kiev, o Kremlin apressou-se a delinear

uma narrativa, sublinhando a ilegitimidade do novo poder. A gota de água foi a

revogação da lei que conferia ao russo o estatuto de língua oficial nas regiões com

populações russófonas consideráveis, apesar de o Parlamento ucraniano já ter

entretanto recuado .

O caminho estava aberto para a máquina propagandista do Kremlin entrar em

acção. Numa primeira fase, foram levantadas dúvidas quanto à legitimidade dos

novos dirigentes, apelidados de “extremistas” e neonazis, onde até estariam

incluídos separatistas do Cáucaso do Norte, e a insistência de que Ianukovich

continuava a ser o Presidente em funções.

O discurso foi mudando: da ênfase em relação à ingerência ocidental na revolução

ucraniana, o foco passou para o “reconhecimento da presença russa em território

da Crimeia”, explica Raquel Freire. Uma das questões mais sublinhadas é a

afirmação recorrente de que os comandos militares pró-russos na Crimeia nada

têm a ver com o exército russo. A jornalista especializada na Europa de Leste Anne

Applebaum considera “ridícula” a descrição de “tropas russas que entraram na

Crimeia com uniformes não identificados como ‘forças de autodefesa’”.

A “protecção” russa da Crimeia tem sido justificada pelos perigos que a

comunidade russófona enfrenta após a queda de Viktor Ianukovich. Mas não foi

identificado nenhum caso concreto de agressão. O papel dos órgãos de

comunicação alinhados com Moscovo tem sido, portanto, o de “criar a percepção

maciça de que isso pode acontecer e se deve evitar”, nota Carmen Claudín,

investigadora do think-tank espanhol CIDOB, num artigo de opinião no El País.

Factor Kiselev

A 2 de Março, um dia depois de Putin ter obtido a autorização do Parlamento russo

para intervir na Ucrânia, no programa Vesti Nedeli (Notícias da Semana), do canal

público Rossiya 1, o pivô Dmitri Kiselev criticava os “excessos dos bandidos” que

tomaram o poder em Kiev. À frente da imagem de uma multidão que empunhava

bandeiras russas e onde se lia “Não desistimos dos nossos”, Kiselev afirmava ser

“impossível não responder a este desafio”.

Kiselev tem estado na linha da frente da contra-informação russa sobre os

protestos de Kiev. Descreveu, por exemplo, o acordo de associação entre a União

Europeia e a Ucrânia como uma conspiração orquestrada pelos inimigos históricos

da Rússia: a Polónia, a Suécia e a Lituânia, que diz quererem vingar-se pela derrota

frente ao Império Russo na Batalha de Poltava, em 1709. O bom trabalho de

Kiselev durante a cobertura dos protestos valeu-lhe a chefia do canal RT.

A coincidência entre a posição que tem sido defendida pelo Kremlin e a mensagem

veiculada pelos media russos é evidente. Putin tem necessidade de ver uma

possível intervenção na Ucrânia legitimada, dentro e fora de portas. Por um lado,

Moscovo “tem de acautelar que uma situação de contestação social ao sistema não

se concretize no seio da própria Rússia”, afirma a docente da UC. Por outro, o

“exercício de legitimação internacional é fundamental para a Rússia neste

momento”.

MULTIMÉDIA

O poderio militar da Rússia e

da Ucrânia

(http://www.publico.pt
/multimedia/infografia/crise-
na-ucrania-125)

TÓPICOS  (/TOPICOS)

MAIS

As televisões russas são a vanguarda da guerra - PÚBLICO http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-guerra-mediatica-nas-televisoes...

2 de 4 12-03-2014 12:26



         

OUTROS ARTIGOS

Presidente deixa Kiev,

vazio de poder na Ucrânia

(http://www.publico.pt/mundo
/noticia/ianukovich-viajou-
para-o-leste-do-pais-
1625764)

Ucrânia: as três dimensões

do conflito

(http://www.publico.pt/mundo
/noticia/ucrania-as-tres-
dimensoes-do-conflito-
1625858)

Putin diz que uso da força

na Ucrânia será “legítimo”

(http://www.publico.pt/mundo
/noticia/uso-da-forca-
pela-russia-sera-legitimo-
afirma-putin-1627014)

Rússia acusa Ucrânia de

estar refém da extrema-

direita

(http://www.publico.pt/mundo
/noticia/russia-acusa-
ucrania-de-estar-refem-
da-extremadireita-1627556)

COMENTÁRIOS

 CES

Quero ser notificado por email sobre novos comentários a este artigo. Submeter

Critérios de publicação (http://www.publico.pt/nos/criterios-

de-publicacao)

Caracteres restantes: 800

Aprovados 22 Pendentes 0

11/03/2014 23:21

Fidel Castro

(/utilizador/perfil/92ce47c3-438c-434d-9441-fa9e8c2531d5)

Eis uma opiniao que nunca será destaque no Publico. Paul Craig Roberts, economista e ex-membro da administracao
Reagan, antigo co-editor do Wall Street Journal e da Business Week, que de comunista nao tem nada, afirma que os
media ocidentais sao uma autentica Fabrica de Mentiras e que tanto o governo norte americano como a sua ''Media
Prostituta'' mentem sobre Putin e a Ucrania! Depois disso merece-me mais credibildade o Jornal de Angola do que a
nossa midia!

 Responder  Denunciar



11/03/2014 15:49

vinha2100

(/utilizador/perfil/898b5648-9db6-4f97-b88a-0563db50ba56)

Este é o problema dos países sem verdadeira liberdade de informação. Daí ao fascismo e ao militarismo, é um passo...

 Responder  Denunciar



11/03/2014 16:47

Fidel Castro

(/utilizador/perfil/92ce47c3-438c-434d-9441-fa9e8c2531d5)

E em que pais existe verdadeira liberdade de informacao meu caro vinha2100? Pergunte a ex-jornalista
da TVI Ana Leal o que isso significa.

 Denunciar



08:51

vinha2100

(/utilizador/perfil/898b5648-9db6-4f97-b88a-0563db50ba56)

Eu dou-lhe um exemplo: se eu disser, aqui em Portugal, que o Sócrates e o Cavaco sao uns imbecis
que deixaram o País na falência por contratos, decisões e omissões escandalosas que beneficiaram
interesses privados, ninguém me faz nada. O máximo que podem é tentar levar-me a tribunal por
difamação, mas as evidencias sao tantas que qualquer juiz me manda em paz. Na Rússia, se disser o
mesmo do Putin ou do Medvedev, vou preso, mas só depois de levar uma tareia da polícia que me
deixa no hospital entre a vida e a morte.

 Denunciar



As televisões russas são a vanguarda da guerra - PÚBLICO http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-guerra-mediatica-nas-televisoes...

3 de 4 12-03-2014 12:26



 (http://www.twingly.com/)Twingly procura de blogue (http://www.twingly.com/)

1 2 >

Se comentar este artigo no seu blogue, o link aparecerá aqui.

Efectue o ping do seu blogue no Twingly para nós o encontrarmos. (http://www.twingly.com/ping)

11/03/2014 13:50

krishna

(/utilizador/perfil/6d48adbb-8e1f-4c17-94e6-5ab6731b00ab)

vamos agora ver a idoneidade do público: ucrânia proíbe a transmissão de uma série de canais russos no seu território,
incluindo por cabo, tendo já ordenado aos provedores do serviço a execução da ordem, sendo que 50 já retiraram os
canais do ar. depois desta notícia sobre "raptos" de um lado, omitindo os raptos e violência física dos radicais nazis pelo
resto do território da ucrânia sobre elementos que se lhes opõem, incluindo políticos, quero agora ver o público fazer um
escarcel desta notícia da clara falta de liberdade de imprensa e expressão que alastra pela ucrânia dos golpistas, igual
ao que fez quando chavez não renovou o contrato da televisão da oposição em sinal aberto, permitindo-o no entanto
continuar a emitir via cabo. ficarei à espera. hehehe mas acho que me vou sentar,..

 Responder  Denunciar



11/03/2014 11:22

Maraf

(/utilizador/perfil/a63164de-7336-4d63-8305-aec9ca6d5a39)

Estou de acordo com os comentadores. O Público não devia fazer reportagens sobre a Ucrânia. Bastava transcrever os
media Russos. Os comentadores ficariam satisfeitos. Pois os "factos" que eles descrevem coincidem exactamente com
os descritos nos media russos. Todos os outros media (Finlandia, Suécia, Lituânia, Polónia, etc,...) apenas são vassalos
do imperialismo capitalista americano, contra a sociedade justa, anti-capitalista, baseada na solidariedade, que Putin
está a construir na Russia.

 Responder  Denunciar



11/03/2014 04:37

Carlos Armada

(/utilizador/perfil/685116af-478d-40fd-be87-9a3ae1f62d73)

O servilismo mostrado pelos órgãos de comunicação portugueses é vergonhoso, não se admirem que a juventude não
leia jornais, vocês são uma vergonha e como tal estão destinados a fechar as portas. Quanto à noticia é falso o que
publicaram, já ouve de facto ataques à população russa

 Responder  Denunciar



10/03/2014 23:56

João Caldeirão

(/utilizador/perfil/f7bfdf63-9f9e-43af-a77e-1c5fde8b8d8e)

Pura e dura campanha anti-russa. Esta gentinha ainda enganará alguns, coitados. Agora os europeus vão ter que pagar
o gás russo dos ucranianos. Enfim, é no mínimo uma grande frustração e isto enquanto os senhores do capital esfregam
as mãos com terra ucraniana à vista. Viva a democracia!!

 Responder  Denunciar



NOS BLOGUES

ANTERIOR
Activistas anti-ocupação russa raptados na Crimeia

(http://www.publico.pt/mundo/noticia/activistas-
antiocupacao-russa-raptados-na-crimeia-1627787)



SEGUINTE
Líbia apresa petroleiro de bandeira norte-coreana

com carga “ilegal"

(http://www.publico.pt/mundo/noticia/libia-apresa-
petroleiro-de-bandeira-nortecoreana-com-carga-ilegal-

1627808)



As televisões russas são a vanguarda da guerra - PÚBLICO http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-guerra-mediatica-nas-televisoes...

4 de 4 12-03-2014 12:26


