Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
24-11-2006        Diário de Coimbra
"Remix" é o nome dado a uma música modificada por outra pessoa ou pelo próprio produtor. Essa modificação, na maioria dos casos, é feita por um DJ, onde ele coloca uma batida animada e efeitos adicionais criando uma versão dançante da música remixada" (Wikipédia). Na discoteca com o mesmo nome, pelos vistos, as relações entre ambos os sexos não foram ainda "remisturadas" ou, se o foram, o resultado foi desastroso já que, em vez de um ritmo dançante, minimamente harmonioso ou sequer audível, o que temos é um ruído insuportável e uma letra brejeira e sem poesia.

Como diz Jean Baudrillard no livro "Simulacros e Simulação", os signos e as imagens dissimulam, como se por detrás delas não houvesse nada. Mas as imagens podem ser assassinas do seu próprio modelo, mascarar e deformar uma realidade mais profunda. Essa realidade profunda, que aqui se esconde e ao mesmo tempo se agride sob a aparência de um corpo sexualmente atraente, é a própria condição feminina.

Um artigo anterior que publiquei neste jornal (30/10/06) suscitou um debate com a comunidade estudantil de Coimbra a propósito da ‘praxe’ e do ‘feminismo’ – debate em curso no blogue: http://boasociedade.blogspot.com –, onde é notória a confusão instalada em torno deste conceito e da conjugação entre igualdade e diferença sexual. Este poster publicitário revela uma mentalidade que não pode deixar de chocar qualquer cidadão minimamente consciente do estatuto da mulher na sociedade democrática. Ele foi-me entregue por uma colega indignada com esta imagem da mulher como mero objecto sexual. Mas será que a juventude estudantil é sensível a isso? Será que as raparigas em particular percebem a arrogância sexista que isto reflecte? Ou será que apenas respondem entusiasmadas ao apelo do cartaz: "noite da mulher – 6 bebidas 3,5€"?

O feminismo é um movimento político que busca a desnaturalização e superação das relações hierárquicas entre mulheres e homens, que luta pela igualdade social, política, cultural e económica entre os sexos, com base na crítica à estrutura patriarcal, que subsiste na sociedade actual e que serve de base ao machismo. Não procura levar as mulheres a arredar os homens das suas posições de poder para os substituir, mas sim obrigar a sociedade e as instituições a cumprir o que está constitucionalmente consagrado, ou seja, o direito ao igual tratamento, à igualdade de oportunidades e à não discriminação nos mais diversos domínios da vida social.

A diferença não é, portanto, incompatível com a igualdade. Não faz sentido a defesa de qualquer tipo de "igualização social", nesta ou noutras matérias. Pelo contrário, é fundamental que se afirmem as diferenças para que, com liberdade e autonomia individual se reforce o sentido de comunidade. Uma comunidade fundada na partilha de valores, na solidariedade entre cidadãs e cidadãos livres e emancipados que todos temos o direito (e o dever) de ser, e que hoje está ameaçada pelo individualismo consumista e alienante. Subscrevo a formulação de Boaventura de Sousa Santos quando defende que "é preciso reivindicar a diferença quando a igualdade é opressiva, e a igualdade quando a diferença é excludente".

O cartaz da discoteca "Remix" revela uma agressão grosseira à condição da mulher, um machismo primário inadmissível no meio universitário. A imagem fala por si: para além da nudez, dos cabelos compridos molhados, da fotografia a preto e branco sob as letras vermelhas, há um subtexto que espelha uma absoluta incultura e falta de formação. É claro que o poster não foi feito por estudantes nem por praxistas (presumo eu), mas o simples facto de existir e de ser dirigido à comunidade estudantil, sem qualquer protesto visível, não deixa de ser revelador.

Noutros anúncios que ultimamente circulam nas faculdades, dedicados a cursos de formação práticos, também lá está a mesma mensagem: a parte dos trabalhos domésticos, costurar, passar a ferro, cozinhar, etc, obviamente, é escrita no feminino e destinada apenas às raparigas! Pois claro! Volte-se ao antigamente: mulheres em casa a bordar, a limpar e a tomar conta dos filhos e homens no futebol, nos copos e na vida pública em geral! E é impressionante que as jovens universitárias de hoje não percebam que é por estas e por outras que o seu futuro profissional está a ser hipotecado! De facto, parece que estamos em processo de acelerada regressão a este nível. E quando tudo isto acontece ao nível de quem tem ou está em vias de conseguir uma "formação superior", como será no resto do país?





 
 
pessoas
Elísio Estanque