Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
27-12-2001        Visão
Ao contrário da opinião comum dos comentadores e analistas políticos, não penso que o desaire eleitoral do PS se deva ao mau desempenho do governo socialista ou signifique uma viragem do país à direita. O desempenho foi efectivamente mau mas os resultados não atingiram ainda significativamente a bolsa dos portugueses e enquanto tal não ocorrer não haverá inflexões profundas nas lealdades eleitorais. O facto de se agravar o problema orçamental, de Portugal ser o país menos competitivo da Europa, de ser grande o desequilíbrio entre investimento público e privado ou de Portugal ser, na opinião de todos os relatórios mais recentes, o país europeu com perspectivas mais sombrias a médio prazo, nada disso, em meu entender, abalará profundamente o espectro eleitoral português enquanto se mantiver muito baixa a taxa de desemprego, a estabilidade da segurança social for garantida (um dos poucos bons desempenhos do governo socialista) e não houver cortes dramáticos na despesa pública. Aliás, isto é sobretudo assim num país onde as lealdades eleitorais dos cidadãos são muito mais rígidas que as dos comentadores políticos. Talvez por sermos um país com uma taxa de leitura de imprensa muito baixa. Talvez porque a quem lê ou ouve repugnem os excessos de linguagem tão frequentes nas análises. Talvez porque quem tem de fazer contas à vida sabe que deve manter uma distância saudável em relação a quem faz contas às palavras para ganhar a vida. Talvez porque, para os portugueses, ainda mal socializados no elitismo democrático, a política seja sobretudo uma questão ética, de honra, lealdade e coragem, de respeito pela palavra dada e pelos compromissos assumidos, ou seja, de actuação segundo critérios que queremos ver respeitados nos nossos círculos mais próximos, o familiar ou o profissional.

Em minha opinião, esta última conjectura explica melhor que qualquer outra os resultados eleitorais do último domingo. E se assim for, o comportamento eleitoral significou muito mais a rejeição de pessoas e de actuações políticas do que mudanças de opção política. Neste caso, o que falhou a nível nacional não foi o governo PS, mas a máquina partidária, aparelhística até à asfixia, ensandecida num circuito fechado de nepotismo e de revanchismo, para quem os cidadãos e os seus sentimentos são uma presença descartável, se não mesmo perigosa. Se isto foi verdade em geral, em nenhuma cidade o foi mais do que em Coimbra. Depois de um começo promissor, há doze anos, o governo municipal transformou-se a pouco e pouco numa mistura corrosiva de mediocridade, arrogância, isolamento, desistência e promiscuidade com interesses da construção civil. Uma a uma foram quebradas as promessas e frustradas as legítimas expectativas de uma cidade que tem tanto um passado como um futuro a defender. Gradualmente, a cidade foi esvaziada economicamente para ser entregue a uma especulação imobiliária desenfreada, o seu património urbano sujeito a grande degradação. A cidade, que nunca perdeu a sua auto-estima, mobilizou-se para criar mecanismos de democracia participativa, mas a oferta leal de participação chocou com um muro de auto-suficiência autística. O último mandato terminou com o pesadelo da cidade entregue à co-incineração e o circo de desculpas malabaristas, mal disfarçando a palavra desonrada. No último domingo, ante uma máquina partidária que pensava que tudo isto podia ser feito impunemente, a cidade disse: basta!

Analisadas em detalhe, as eleições revelarão que houve muito mais coimbras no país, embora nenhuma capaz de dar uma lição tão eloquente.

 
 
pessoas
Boaventura de Sousa Santos