Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
08-03-2021        Rádio Universidade de Coimbra

Mónica Lopes partilhou os objetivos do projeto SUPERA e comentou a desigualdade dos efeitos da pandemia sobre as mulheres e homens académicas.

O Observatório de 8 de março teve como comentadora a investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e coordenadora do projeto SUPERA na UC, Mónica Lopes.

A investigadora começou por apresentar os objetivos e planos do projeto que coordena. O objetivo é promover a igualdade de género nas instituições de ensino superior, e o plano para atingir esse objetivo inclui a criação de comissões, a revisão de regulamentos, a realização de campanhas de sensibilização, criação de prémios, entre outros. Mónica Lopes reforçou que se trata de um conjunto de ações estruturais, não iniciativas ad hoc.

A coordenadora do projeto SUPERA partilhou que a UC segue uma tendência comum no país e no mundo de segregação horizontal (maior predominância de alguns géneros em algumas áreas científicas) e vertical (dificuldade das mulheres no acesso a cargos mais elevados). No ensino superior há uma “miragem de igualdade”, em que se presume uma igualdade que os números não refletem.

Mónica Lopes falou ainda dos resultados de um estudo do seu projeto que mostram que os efeitos da pandemia da COVID-19 foram desproporcionais sobre as mulheres académicas relativamente aos homens académicos, acentuando desigualdades prévias.

Sobre as formas como se assinala o dia Internacional da Mulher, a investigadora diz que “não queremos flores, queremos respeito e igualdade.”

Documentos
   LER ARTIGO   

 
 
pessoas
Mónica Lopes



 
ligações
Destaque > Investigação > Mulheres académicas foram mais afetadas pela pandemia Covid-19 
Projeto > SUPERA
 
temas