Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
08-05-2020        Antena 1

Este projeto está a desenvolver ações de intervenção sobre masculinidades positivas para jovens entre os 12 e os 21 anos de idade nas escolas da região centro.

Tiago Rolino, investigador no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e coordenador da área de Jovens e Igualdade do Promundo-Portugal, está a desenvolver o projeto EQUI-X, um projeto de investigação/ação financiado pela União Europeia que promove estratégias de alterações de comportamento em jovens.

Inseridas no contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foram desenvolvidas ações de intervenção em três escolas da região centro com foco em cinco temas principais, género, masculinidade, sexualidade e saúde reprodutiva, violência e diversidade, e paternidade e cuidado.

Ao longo de três meses foram desenvolvidas nestas escolas sessões que incluíam oficinas educativas com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre estes temas que convidava os jovens a participar de forma ativa.

Segundo Tiago Rolino, estas sessões eram realizadas com formatos flexíveis, fornecendo conceitos e desmistificando ideias preconcebidas, mas sempre inseridas num círculo de confiança, de partilhas de experiências e de conhecimentos, e não numa lógica de ensinar ou de formar os jovens e as jovens.

No final deste projeto será desenvolvido material educativo que Tiago Rolino espera que seja usado para levar o diálogo sobre masculinidades positivas a escolas de todo o país.




 
 
pessoas
Tiago Rolino



 
ligações
Projeto > EQUI-X
 
temas