Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
15-11-2017        Rádio Universidade de Coimbra

O projeto CREATOUR, Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais, tem uma 2ª chamada de candidaturas, para projetos de Turismo Criativo, que se estende até quinta-feira, dia 16. Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, destina-se a todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal continental que queiram desenvolver iniciativas de turismo criativo e colaborar com investigadores da área. A gestora de investigação do projeto, Sílvia Silva, explica em que consiste o turismo criativo.


O CREATOUR privilegia inciativas que possam contribuir para processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados nos recursos endógenos. Na primeira fase de candidaturas foram já selecionados 20 projetos-piloto, entre os quais estão a Associação de Desenvolvimento do Parque Nacional da Peneda Gerês, a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e a Associação Domínio Vale do Mondego. Sílvia Silva explica que a relação com o território é fundamental.


O CREATOUR é um projeto de três anos, que termina em 2019, financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, pelo POR Lisboa e Algarve através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Quanto à concentração de investigadores junto à Assembleia da República, a gestora de investigação do projeto apoia a manifestação e considera que o investimento para a investigação necessita de ser aumentado.


Os projetos vão ser desenvolvidos durante o ano de 2018 e a implementação está prevista para o verão do próximo ano. O CREATOUR está ainda a organizar uma 2ª conferencia internacional no âmbito do projeto que acontece no dia 7 e 8 de junho de 2018 em Braga e está já a decorrer a chamada para submissão de apresentações.

Por: Beatriz Guerra





 
 
pessoas
Sílvia Silva



 
ligações
Projeto > CREATOUR