Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
11-11-2015        Rádio Universidade de Coimbra

O programa «Alvorada» de hoje foi dedicado a Angola. Margarida Calafate Ribeiro, investigadora coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) e o arquitecto Walter Rossa professor do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra apresentaram as iniciativas que a Reitoria da UC e o CES estão a promover para celebrar os 40 anos da independência de Angola.

O programa cultural tem lugar no âmbito do programa de doutoramento do CES/III “Patrimónios de Influência Portuguesa” de que ambos são coordenadores.

“Há coisas fantásticas em Angola a começar pelos angolanos e pelos artistas Angolanos” refere Walter Rossa, a propósito do programa das comemorações.

O programa do dia de hoje (11) inclui uma tarde de cinema angolano, organizado pelo cineasta, crítico e produtor Jorge António, na Sala do Carvão, na Casa das Caldeiras.
O documentário 'Outras frases' e o filme 'Alda e Maria' são as propostas a partir das 15h00. As sessões vão ser seguidas de um debate com Jorge António e a diretora da Companhia de Dança Contemporâneade Angola, Ana Clara Guerra Marques. Margarida Calafate conta um pouco do que vai acontecer hoje à tarde.

A apresentação, sexta-feira, dia (13) de um livro sobre a cinematografia angolana – Angola, o nascimento de uma nação: o cinema da independência – , de Jorge António e Maria do Carmo Piçarra, no Café-Teatro do Gil Vicente, às 18h30, é outro dos acontecimentos em agenda.
Margarida Calafate realça o que une Angolanos e Portugueses, para além da língua que têm em comum.

A Companhia de Dança Contemporânea de Angola sobe ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente, nesta sexta-feira (13), às 21h30. O arquiteto conta um pouco da história da companhia.

A forma como Luanda está a ser reconstruída tem merecido algumas críticas por parte de alguns estratos sociais que lamentam a destruição ou a falta de manutenção de alguns edifícios edificados antes da independência. O professor de arquitetura contesta as críticas e explica porquê.

Dia 26 de novembro, terá lugar em Coimbra a apresentação da obra inédita do escritor, José Luandino Vieira – Papéis da Prisão: apontamentos, diário, correspondência (1962-1971) -, na Livraria Almedina Estádio, às 18horas. Margarida Calafate traça o perfil do escritor.

O comentário passou ainda pela situação política angolana mas também pela queda do governo português, ontem na Assembleia da República. Margarida Calafate chamou também a atenção para a  crise dos refugiados que chegam à Europa




 
 
pessoas
Margarida Calafate Ribeiro



 
ligações
Evento > Ciclo > Angola – 40 Anos de Independência
Doutoramento > Patrimónios de Influência Portuguesa
 
temas
Angola    África    refugiados: migrantes    Portugal