Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
06-07-2015        Rádio Universidade de Coimbra

O Programa "Alvorada" de hoje contou com a presença do sociólogo e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Bruno Sena Martins.

O referendo na Grécia marca a atualidade informativa. O “não” às propostas dos credores venceu ontem com cerca de 61% dos votos, depois de as sondagens ditarem um “empate técnico”. Debate-se agora a permanência no euro e o acordo possível com as instituições europeias. O presidente do Eurogrupo considerou o resultado “lamentável”.

Bruno Sena Martins vê o resultado como positivo, e considera que há “esperança no futuro”.

O referendo foi decidido depois de as reuniões do Eurogrupo se revelarem infrutíferas. A pergunta é baseada no projeto proposto na reunião do Eurogrupo de 25 de junho, rejeitado pelo executivo grego e levado a consulta popular. Para o sociólogo, o resultado vai suscitar um novo acordo e não a saída do euro.

O Ministro das Finanças grego demitiu-se esta manhã. A notícia foi divulgada no blog que mantém na internet. Segundo Yanis Varoufakis, a sua ausência vai facilitar as negociações e permitir chegar a um acordo com os parceiros europeus. Bruno Sena Martins lamenta a saída.

Passos Coelho já se manifestou sobre o referendo. Para o Primeiro-Ministro, a dívida grega não pode ser esquecida. O sociólogo critica a postura portuguesa face às exigências dos credores.

Num dia dominado pela questão grega, a crise económica em Portugal também esteve em destaque.

Por Camila Vidal e Margarida Taborda





 
 
pessoas
Bruno Sena Martins



 
temas
Grécia    UE    crise    BCE    varoufakis