Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
09-07-2014        Rádio Universidade de Coimbra

O programa 'Alvorada' de hoje contou com a presença do investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, José Manuel Mendes. Em véspera do início do colóquio “Epistemologias do Sul: Aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul”, foi por aí que começou a conversa. O colóquio pretende procurar respostas para algumas das preocupações que marcam a actualidade. “Democratizar a Democracia”, ou os “Direitos Humanos e a Dignidade da Pessoa Humana” são dois dos temas tratados, adiantou o comentador.

Dívida, famílias em dificuldades, relatórios de entidades externas sobre Portugal e outros países foram algumas das notícias que fizeram a primeira página dos jornais nacionais de hoje, razões que levaram o investigador a lembrar outras formas de fazer economia como a economia solidária. O tema foi hoje tratado numa ‘Roda de Diálogos com Paul Singer’, a partir das 16h00, na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Uma organização do CES, nomeadamente, do grupo Ecosol e do Projecto ALICE.

Revelou que há duas semanas esteve em Coimbra “a maior delegação de indígenas brasileiros que alguma vez saiu do Brasil e veio à Europa”. O grupo vai fazer uma Universidade Popular de saúde com base num modelo que tem sido trabalhado no CES.

A propósito de algumas opiniões que têm surgido sobre renegociação ou não da dívida portuguesa, José Manuel Mendes lembrou que o Brasil “não pagou a sua dívida, reestruturou-a e começou de novo”.





 
 
pessoas
José Manuel Mendes



 
ligações
Evento > Colóquio Internacional > Epistemologias do Sul
Projeto > ALICE