Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
09-05-2013        

As “Conversas do Mundo” colocam frente a frente homens ou mulheres que, nas mais diversas partes do mundo, e a partir de diferentes lugares de enunciação, partilham a luta pela dignidade humana e a reflexão sobre um outro mundo possível, necessário e urgente. Com as Conversas do Mundo pretende-se promover a valorização e a partilha da infinita diversidade do mundo. Esta Conversa do Mundo, entre Leonardo Boff e Boaventura de Sousa Santos decorreu a 9 de Outubro de 2012, em Araras, Rio de Janeiro (Brasil).

Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina. Estudou filosofia e teologia. No final dos anos 50 ingressou na Ordem dos Frades Menores, Franciscanos, e foi professor no Instituto Teológico Franciscano. Doutorou-se na Universidade de Munique em 1970. Foi professor-visitante nas universidades de Lisboa, Salamanca, Harvard, Basel e Heidelberg. Desempenhou um papel fundamental no movimento da Teologia da Libertação. Em 1984, foi sujeito a um processo pela Sagrada Consagração para a Defesa da Fé, ex-Santo Ofício, no Vaticano, devido às suas teses teológicas. Em 1992, renunciou às suas atividades de padre. Como o mesmo diz: “mudou de trincheira para continuar a mesma luta”. Atualmente vive no Jardim Araras. Tem uma imensa obra publicada.

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra. Estudou direito e sociologia. Doutorou-se na Universidade de Yale em 1973. É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professor Catedrático Jubilado de Sociologia da Faculdade de Economia da mesma Universidade e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. A sua vasta obra aborda temas tão diversos como epistemologia, sociologia do direito, teoria do Estado e da democracia, interculturalidade, movimentos sociais, com investigação sociológica realizada em Portugal,  Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Africa do Sul, Colômbia, Bolívia,  Equador e India. Tem sido, também, um ativista destacado do Fórum Social Mundial.

Pode encontrar mais videos e outros materiais em alice.ces.uc.pt




 
 
pessoas
Boaventura de Sousa Santos



 
ligações
Projeto > ALICE