Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
23-01-2017        

Boaventura de Sousa Santos (CES- Projeto ALICE/UPMS) entrevista Naomar Monteiro Filho (UFSB) no contexto do Fórum Social da Educação Popular, realizado em Porto Alegre em janeiro de 2016 no marco do Fórum Social Mundial. Nesta entrevista, os dois interlocutores conversam sobre experiências de renovação e refundação da Universidade, nomeadamente as transformações inovadoras da Universidade Federal do Sul da Bahia. A teoria e a prática em discussão pelos autores do livro "A Universidade no Século XXI. Para uma Universidade Nova" (Coimbra: Almedina, 2008).

Naomar Monteiro de Almeida Filho: é médico de formação. É professor titular em Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e ex-reitor da mesma. Em 2013 o professor Naomar de Almeida Filho foi nomeado Reitor pro tempore da nova Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). Tem sido professor convidado em várias universidades do mundo lecionando sobre temas relacionados com a epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental.

Nos últimos anos tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007), Memorial da Universidade Nova: UFBA 2002-2010 (Salvador: Edufba, 2010), em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008) e, em co-autoria com Fernando Seabra Santos, A Quarta Missão da Universidade (Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2012).




 
 
pessoas
Boaventura de Sousa Santos



 
ligações
Projeto > ALICE