Centro de Estudos Sociais
sala de imprensa do CES
RSS Canal CES
twitter CES
facebook CES
youtube CES
27-03-2020        Rádio Universidade de Coimbra

Elísio Estanque nasceu no Alentejo mas vive em Coimbra. Sociólogo, é investigador do CES – Centro de Estudos Sociais e professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desde setembro é professor visitante na Friedrich-Schiller-Universität Jena, na Alemanha. Deveria voltar a Coimbra no final deste mês de março.

Elísio Estanque afirmou à Rádio Universidade de Coimbra (RUC) que terá sido a camada mais jovem da população a trazer o vírus para a Alemanha diretamente de estâncias de desportos de inverno nos Alpes e mesmo em Itália. Isso explicaria na opinião do professor universitário os números menos gravosos que se registam na Alemanha em relação à pandemia da Covid19.

Elísio Estanque está numa cidade universitária, Jena, como a de Coimbra com 20 mil estudantes e a situação na cidade é na opinião do sociólogo equivalente ao que se passa por cá nas repartições públicas, supermercados e zonas habitacionais

A viagem de regresso para Portugal estava prevista para o final de março. Elísio Estanque contactou o consulado Português em Berlin para ter indicações de como o poderá fazer quando a situação melhorar. Para já e até a situação melhorar vai ficar pela Alemanha.

Para o futuro Elísio Estanque revelou que apesar do quadro calamitoso terá que haver uma faísca de esperança. O sociólogo lembrou que calamidades como esta fazem muitas vezes despertar para outras visões da sociedade. O docente universitário defendeu que os “eurobonds” podem ser a solução para o problema de Portugal e que qualquer solução estará muito ligada à posição europeia.

A produção de conteúdos, informativos ou outros, da Rádio Universidade de Coimbra está neste momento espalhada pelas casas dos seus colaboradores. No decorrer desta entrevista telefónica a minha gata foi pisada por mim. Fica aqui o som e o pedido de desculpas à Mica.

A RUC vai continuar a entrevistar portugueses no estrangeiro para mostrar como reage a esta pandemia, Covid19, a diáspora lusitana pelo mundo.




 
 
pessoas
Elísio Estanque



 
temas
Alemanha    coronavírus    COVID-19